(51) 99999-7782 contato@solistec.com.br

Geração distribuída passa das 20 mil conexões no Brasil

O número de conexões de micro e minigeração de energia ultrapassou recentemente as 20 mil instalações no país, de acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O atendimento delas, aliás, já passa de 30 mil unidades consumidoras.

Do total de 21.095 “usinas” geradoras de energia elétrica (dado da última sexta), a fonte disparada mais utilizada pelos consumidores-geradores é a solar, com 20.930 instalações e cerca de 71% potência total de 249 MW, que dá para abastecer mais de 350 mil residências.

O consumo residencial é responsável por quase 60% das conexões; já a classe comercial tem 35% delas.

Os três Estados com mais conexões (MG – 4.517, SP – 4.043 e RS – 2.503)  fazem parte dos 22 que aderiram ao convênio com o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), que isenta o pagamento de ICMS sobre o excedente de energia elétrica produzida pelos sistemas de geração distribuída. Ele se tornou possível apenas em 2012, quando a Aneel permitiu ao consumidor instalar pequenos geradores em sua unidade consumidora e trocar energia com a distribuidora local.

A isenção vale para qualquer fonte renovável que gere até 75 kW (microgeração) ou até 5 MW (minigeração). Quando a energia gerada em um mês for superior à consumida, o consumidor fica com créditos (que valem por cinco anos) para abater da fatura dos meses seguintes.

TRABALHAMOS COM PROJETO PERSONALIZADO PARA SUA NECESSIDADE DE CONSUMO, FAÇA SEU ORÇAMENTO, ENVIANDO APENAS SUA CONTA DE ENERGIA PARA E-mail: sergio@solistec.com.br.- telefone para contato (051) 99999 7782

Sergio Santos Pereira é diretor comercial da SOLISTEC Soluções Energia Solar e gestor ambiental. Formação técnica como auditor líder da norma NBR ISO 14.001, auditor interno de gestão Integrada e integrador/intermediador de energia solar fotovoltaica.

INFORMATIVO SOLISTEC

INFORMATIVO SOLISTEC

Faça parte de nossa LISTA VIP INFORMATIVO SOLISTEC  e receba em primeira mão noticias, dicas e novidades da nossa equipe. 

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This