(51) 99999-7782 contato@solistec.com.br

Definindo como funciona a energia solar

A energia solar é uma das fontes de energia mais renováveis e sustentáveis do planeta.

Através desse artigo, vamos mostrar como funciona a energia solar, seu conceito e sobre a energia solar fotovoltaica.

O termo sustentabilidade tem crescido bastante nos últimos anos.  A energia solar é uma das soluções mais sustentáveis para a crescente demanda de energia global.

Consequentemente várias residências e empresas estão adotando esse sistema para gerar sua própria energia.

Além da vantagem de ser sustentável, com o aumento de 8% a 9% da energia elétrica em 2017, esse tipo de energia é uma forma de economizar dinheiro, possibilitando redução imediata em sua conta de energia eletrica de até 95 %.

O investimento inicial embora significativo, tem o seu retorno em média entre 5 a 6 anos.O sistema garante uma produção de 25 à 30 anos, proporcionando uma grande economia e fazendo da energia solar um ótimo negócio!

Energia solar

Energia solar fotovoltaica: Como funciona a energia solar?

A energia solar é a energia gerada pela luz e calor do Sol, sendo utilizada por vários tipos de tecnologias: energia solar fotovoltaica,  aquecimento solar, energia heliotérmica e arquitetura solar.

Esse tipo de energia é considerada uma fonte de energia sustentável e renovável.

Energia Solar Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica utiliza materiais semicondutores, como o silício cristalino para converter a luz solar em energia fotovoltaica que são montadas dentro de um painel solar, visando proteção e durabilidade.

Durante o dia, a luz solar que incide sobre os painéis é absorvida e convertida em energia elétrica, na forma de corrente continua (CC).

O inversor interativo capta a corrente continua e transforma em corrente alternada (CA) que pode ser consumida diretamente na casa e ou empresa para lâmpadas, aquecedores, eletrodomésticos, ar condicionados, motores e outros.

O excedente de energia gerado é injetado na rede de distribuição, gerando créditos que poderão ser utilizadas até 60 meses e ou transferidos para uso em outro local.

O sistema solar fotovoltaico é composto por: painéis solares, inversor solar, sistema de fixação das placas solares, cabeamentos, conectores e outros materiais elétricos padrões.

 Benefícios da energia solar

  • Um sistema fotovoltaico padrão de 6kWp evita a emissão de gases poluentes durante toda a sua vida útil de 30 anos, equivalente a plantar árvores em 10 campos de futebol inteiros;
  • Esse sistema economiza água de 6 piscinas olímpicas em comparação com uma hidrelétrica;
  • Economia de 79 toneladas de carvão queimado;
  • Economia de 500.000km rodados com gasolina.

Conclusão

Esperamos que você tenha entendido o conceito de energia solar e sua importância. Quer instalar a energia solar fotovoltaica em sua residência ou empresa?

Entre em contato conosco enviando uma cópia de conta de energia elétrica do local pelo e-mail: contato@solistec.com.br, pois teremos o prazer em ajudá-lo.

Sergio Santos Pereira é diretor comercial da SOLISTEC Soluções Energia Solar e gestor ambiental. Formação técnica como auditor líder da norma NBR ISO 14.001, auditor interno de gestão Integrada e integrador/intermediador de energia solar fotovoltaica.
Logo Solistec Soluções em Energia Solar

INFORMATIVO SOLISTEC

Faça parte de nossa LISTA VIP INFORMATIVO SOLISTEC  e receba em primeira mão noticias, dicas e novidades da nossa equipe. 

Sua assinatura foi realizada com sucesso.Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This